LEITURAS
Tom Wright Hotel Burj Al Arab em Dubai
Stefan Sagmeister, tipografos.net
O trabalho incrível de
Stefan Sagmeister
Grito - Revista online de
design
História do Design e suas décadas
History
of Graphic Design
History of Graphic Design (Postmodern)
VÍDEOS e
MÚSICA
Philipe Stark fala no TED, Youtube- legendado
Apuntes de
Frank O. Gehry por Sidney Pollak, vídeo Youtube em 9 partes
LIVROS RECOMENDADOS
DENIS, Rafael Cardoso. Uma
introdução à história do design. São Paulo: Edgar Blucher,
2000.
INICIO
INTRODUÇÃO
1. CONTEXTO
HISTÓRICO
2. DESIGN NO SÉCULO XIX
3. ARQUITETURA E DESIGN
4. BAUHAUS
5. O FUNCIONALISMO
6. O NOVO DESIGN
7. DESIGN PÓS-MODERNO
|
7. Design Pós-moderno

Hussein Chayalan, tecnologia
LED na moda
Com as
mudanças iniciadas nos anos 60 a função simbólica ou comunicativa do produto se
tornou tão importante, em detrimento da sua funcionalidade prática,
que muitos objetos se converteram em peças de arte, mas nos anos 80
um novo movimento defendia um design que equilibrasse a sua função
comunicativa com a sua funcionalidade prática. O Design, proclamavam
estes novos designers pós-modernos, deve considerar tanto a
funcionalidade como a qualidade comunicativa, o produto como valor de signo.

Shigeo Fukuda,
catazes
Novos temas se fizeram importantes nas últimas décadas do século XX e na
primeira década do novo milênio: ergonomia, tecnologia digital, interatividade,
meio ambiente, identidade cultural, personalização e sobre tudo impacto
estético. A arte pós-moderna e os novos meios de comunicação massivos como a
internet e o celular marcaram o rumo das inovações nesta campo que cresceu
com o desenvolvimento da tecnologia da imagem. Novas escolas se abriram em
todo o mundo. Na América Latina o Brasil, México, a Argentina e a Colômbia
desenharam políticas de desenvolvimento para a formação de novos designers.
O mundo se estetizou e a educação na cultura visual se
tornou uma habilidade importante no mundo da imagem, na sociedade da
comunicação. O Design hoje está em todos os objetos e sistemas que servem à
chamada "sociedade da comunicação".

Irmãos Campana, cadeira Favela 1991 e
sapatos Melisa

Cama de Shiro Kuramata e estante de
Javier Mariscal
Os designers
pós-modernos valorizam a imagem crítica, o uso de tecnologia e o trabalho de
autor. O Design pós-moderno (ou contemporâneo) se caracteriza por ser bem
humorado, irônico, pela grande oferta de produtos que atendem a diversas
demandas, usos, gostos e culturas, pela versatilidade e pelo uso de
dispositivos tecnológicos. As tendências do Design pós-moderno vão do "revival"
ou recuperação de estilos históricos passados e suas misturas ás propostas
futuristas. Tanto a arquitetura como a arte
continuaram atuando em estreita colaboração com o mundo do Design, mas os
designers contemporâneos agora se relacionam também com outras áreas de
estudo como a biologia e a biotecnologia, a medicina, a engenharia, os
sistemas informáticos e a comunicação de maneira transdisciplinar. O Design
de moda, o Design gráfico e a animação ganharam a preferência entre os
designers brasileiros.

Simulador de vôo

Nova publicidade interativa
Em conseqüência o papel do designer se
ampliou no mundo de hoje, o designer requer de muitas novas habilidades,
entre elas a capacidade de se relacionar com outras áreas do conhecimento
enquanto se mantém em dia com as inovações estéticas e tecnológicas.


Jean Marie Massaud

Design futurista para web
Para terminar vamos ler este artigo:
Dialogando com noções de modernidade e pós-modernidade, de Patrícia Amorim.
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Philipe Stark, espremedor de laranja Alessy

Tom
Wright, Burj Al Arab Hotel, Dubai, 1999

Frank
O. Gehry, Museu Guggenheim, Bilbao, Espanha 1997

Richard Hutten, cadeira
Simone
Giostra &Partners Architects,
GreenePix Zero Energy Media Wall, Beijing, China, 2009
Sistema fotovoltaico integrado ao painel de vidro

Zaha
Hadid,
casa ideal, 2007

Stefan Sagmeister

Cristiano Siqueira

Grupo espanhol de design
"El último grito"

David Carson

Tibor Kalman

ciberespaço,
ciberambiente

Art Toy de Tim Tsui
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