5. O Funcionalismo
O
termo funcionalismo é associado a Louis Sullivan: “a forma segue a
função”. Vida e função em perfeito equilíbrio. Também é associado ao
Racionalismo moderno na arquitetura e ao design da Bauhaus. Mas o boom
do funcionalismo aconteceu depois da II Guerra Mundial na República
Federal da Alemanha e na Alemanha do Leste. A intenção maior do
funcionalismo era ir além das tradições e os estilos históricos como
fez a Arte Moderna, mas termina se convertendo num estilo.
O conceito de funcionalismo foi sistematicamente desenvolvido na
teoria e na prática na Escola Superior de Design de Ulm e no
movimento chamado "Die Gute Form" (a boa forma) que no português se
conhece como "bom design".
5.1 Escola Superior de Design de Ulm, HfG (Hochschule fur
Gestaltung)

Escola Superior de Design de Ulm
Fundada em 1953 por Inge
Aicher- Scholl, Otl Aicher e Max Bill que foi seu primeiro diretor, a HfG
deu continuidade á filosofia da Bauhaus e à filosofía racionalista que
caracterizou a primeira metade do século XX, mas inovou na metodologia de ensino:
o
“modelo de Ulm” se dava através de dois processos: o pensamento sistemático e
a discussão lógica, isto é, através do sistemas de projetos em que eram
estudadas todas as funções do produto e da sua analise. Era um Racionalismo científico voltado para a tecnologia de
produção.

Pesquisas sobre estruturas espaciais
De tendência abstrata e
racionalista Max Bill (diretor entre 1953-57) que foi aluno
da Bauhaus e que influenciou a corrente Concreta da Arte no Brasil quando
ganhou o premio da primeira Bienal de São Paulo em 1951, e Tomás Maldonado (diretor
entre 1956-66), artista e designer argentino, tiveram grande
influencia sobre o caminho que tomou a HfG. Os estudos para a formação em desenho industrial
incluíam, desta vez, comunicação visual, arquitetura e cinema.
Max Bill também influenciou o design no Brasil
através de Alexandre Wollner, que foi aluno da HfG, na
criação e filosofia da ESDI, Escola Superior de Desenho Industrial no Rio de
Janeiro. Outros professores foram OIlt
Aicher, Max Bense, Hans Gugelot e Gui Bonsiepe, que
trabalhou no Programa de Desenvolvimento de Produtos do CNPq em 1981 e em
1983 nos Laboratórios Associados de Desenho Industrial LBDI em Florianópolis.
Na década de 60 a escola forma "grupos de
desenvolvimento" para estabelecer ligações com a indústria (Braun,
Lufthansa) sob a direção de Dieter Rams. Nestes grupos os alunos da Ulm
realizavam projetos que já estavam comprados pelas empresas com as quais
desenvolviam as suas pesquisas. Como os projetos eram pagos e a escola
recebia subvenções regionais em 1968 o
parlamento regional retira o subsídio e a escola fecha.

Compact
appliance SK 4, 1956 Design: Hans Gugelot, Dieter Rams
Comissionado por: Braun AG
Foto: Wolfgang Adler,
Ulm City Archive

Carroceria "autonova
fam," 1965
Design: Michael
Conrad, Pio Manzù, Fritz B. Busch
Foto Braun Engels Gestaltung
O Design da HfG
se caracterizou pelo design objetivo e centrado na sua
função social. Se tornou um estilo na sua extrema funcionalidade que reduzia
as formas e as cores a sua mínima expressão: cor cinza perola, textura mate,
formas geométricas, acabado fino, estrutura integral. Mas também inovaram na pesquisa de estruturas espaciais,
na criação de patas
ajustáveis, objetos empilháveis e sistemas modulares. Pesquisaram e
desenvolveram Design com materiais inovadores,
desenho ergonômico, versátil e adaptável. A gama de pesquisa se ampliou no design de aparelhos
eletrodomésticos e eletrônicos.

TC 100, 1959 Diploma
project: Hans (Nick) Roericht
Foto: Wolfgang Adler, Ulm City Archive © Ulmer Museum/HfG Archive

Cadeiras
empilháveis 224/1, projeto de Georg Leowald, 1954
5.2.
Die Gute Form (Good Design, Bom Design, Buen Diseño)

Depois da II Guerra
Mundial a empresa alemã Braun se refaz e depois estabelece colaboração com a
escola de Ulm. Enquanto isso, em 1949 Max Bill concebe uma exposição itinerante de design
chamada “Die Gute Form” e um grupo de designers se forma com esse nome.
Estes designers promoviam um design altamente funcional, que preencha
requerimentos ergonômicos e físicos, onde o cuidado com o design devia ir
até o último detalhe, mas sempre sob uma linha de design harmonioso e
simples, um design inteligente baseado na tecnologia inovadora e as
necessidades de uso. Para eles um "bom design" devia ter validez e
durabilidade, com peças que possam ser substituídas. Antes de ser diretor da
HfG Dieter
Rams já desenhava para a Braun a partir de 1955.

Produtos
Braun

Dieter Rams Radio Braun RT-20, 1960
Por este motivo a HfG esteve estreitamente relacionada com o movimento da "Gute
Form" ou do "Bom Design" e ambas promoveram uma grande inovação no Design da
segunda metade do século XX. O movimento "Gute Form" por exemplo, defendia
um design que não fosse descartável, que desse aos produtos uma duração de
muitas décadas, como os eletrodomésticos Braun, conhecidos pela sua
elevadíssima qualidade e durabilidade.
Valorizaram também uma adequada relação com o meio ambiente, a perfeita
adaptabilidade ao corpo humano e á precisão das funções práticas do produto.
Com a HfG e o movimento do "Bom Design" difundiram-se os conceitos de
Método Projetual, os sistemas modulares, as funções do produto e a pesquisa
cientifica para o Design: física, química, psicologia, sociologia, cinética, ergonomia e
tecnologia. (veja o vídeo sobre a ESDI no link da esquerda para entender a
influencia da Ulm no Brasil)
Ver
Funções do Produto ►
Fonte:
BURDEK, Bernhard E. Diseño: Historia, teoría y práctica del diseño industrial. Barcelona: Gustavo
Gili, 1994.